Categorias: Todos
por
“O profissional de contabilidade tem papel fundamental”
Por Frederico Pedrosa
Estamos vivendo um momento crítico, mas a curva voltará a crescer e quem estiver preparado sairá na frente
A Pedrosa Contadores Associados está no mercado desde 1981 e tem em seu portfólio grandes empresas brasileiras dos setores varejistas, atacadistas, mineração, telefonia, construção civil e bancário. No início deste ano, abriu uma filial na capital paulista em um dos endereços mais prestigiados, na Avenida Faria Lima, no Jardim Paulistano. Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE, Frederico Pedrosa, sócio do escritório Pedrosa e Contadores Associados, fala sobre o perfil atual do contador e o que espera para 2016. Confira a seguir.
JORNAL DA CIDADE: O perfil do contabilista mudou nos últimos tempos. Esse profissional hoje exerce um importante papel junto às empresas. Como o senhor avalia essas mudanças?
FREDERICO PEDROSA: O contador tem uma função fundamental na geração de informações para tomada de decisões estratégicas nas empresas, principalmente no Brasil, que possui uma elevada carga tributária e constantes alterações da legislação. Houve uma grande revolução nos sistemas de informação integrados, que paradoxalmente aumentaram os serviços do profissional contábil. Nesta hora, o profissional de contabilidade tem papel fundamental, pois a análise dos dados e a parametrização dos sistemas de acordo com a legislação fiscal e tributária tornam-se um diferencial.
JC: A Pedrosa e Contadores Associados abriu este ano escritório em São Paulo. Quais os planos da empresa na capital paulista?
FP: A demanda por nossos serviços em São Paulo, onde se localiza a sede das grandes empresas brasileiras, tem crescido muito. A presença na capital paulista nos proporciona maiores oportunidades de oferecer cada vez mais serviços especializados nas áreas de perícia, auditoria e consultoria.
JC: O ano de 2015 tem sido complicado para muitas empresas. Qual é a receita para crescer, mesmo diante desse cenário de crise?
FP: A receita para crescer no cenário de crise é ter senso crítico, capacidade de análise do cenário e criar novas possibilidades. Saber se localizar na curva senoidal de crescimento. Estamos em um período crítico, mas assim como em outras crises, tem um ponto em que a curva volta a crescer e neste momento, os que estiverem preparados sairão na frente.
JC: A Pedrosa e Contadores Associados firmou uma recente parceria com a CM Caiafa Consultoria para oferecer soluções na área de engenharia. Como será o trabalho oferecido pelas duas empresas?
FP: A integração entre as áreas contábeis e de engenharia é um diferencial, pois a análise dos dados será de forma sistêmica e não compartimentada. Podemos verificar o empreendimento como um todo: a questão fiscal, tributária, contábil e da engenharia. A administração contratual, um dos principais serviços dessa parceria, permite uma análise ao longo do cumprimento do contrato para garantir os resultados do negócio. O objetivo é trabalhar de forma preventiva junto às empresas do setor de construção civil e aos contratantes dessas empresas. A Pedrosa e Contadores Associados e a CM Caiafa Consultoria irão propor um Plano de Contas Contábil e um Plano de Custos da Obra, respectivamente, para viabilizar a gestão eficaz dos contratos.
JC: Muitas empresas estão recorrendo à recuperação judicial devido à atual crise econômica. Quais são as principais orientações para essas empresas?
FP: É muito importante estarem com os registros contábeis em dia nos termos da legislação em vigor. Para o plano, a assessoria contábil e jurídica é fundamental.
JC: E para 2016, como o senhor avalia o próximo ano no Brasil?
FP: No Brasil, é difícil prever até o passado, que dirá o futuro. Certamente será mais complicado com o agravamento da crise, pelo que temos que estar preparados e trabalhar muito. De nada adianta lamentar, é arrega- çar as mangas e seguir em frente.
Entrevista ao Jornal da Cidade. 2 a 15 de outubro de 2015 . Ano LVII . nº 2.702